Conheça o sistema de armazenagem que cresceu 300% em 4 anos

É muito comum vermos tendências norte-americanas chegarem ao Brasil anos (ou décadas) depois. Muitas, inclusive, demoram a serem aceitas pela cultura brasileira. Porém, mesmo com o estranhamento no início, grande parte desses novos negócios se tornam populares com o tempo. Um exemplo disso é o Self Storage, sistema de armazenamento criado nos EUA, em 1889 (conhecida no Brasil como guarda móveis). A primeira empresa desse segmento surgiu na cidade de Sioux City, Iowa, porém apenas a partir da década de 60 que o mercado começou a crescer. Dois fatores importantes influenciaram tal expansão: o alto preço do m², somado a redução nos tamanhos dos imóveis. Hoje, o país já conta com mais de 50 mil unidades.

Já no Brasil, o primeiro sinal desse tipo de negócio apareceu em 1993, em São Paulo. Porém, o segmento começou a tornar-se relevante somente anos depois quando foi criado, em 2014, a Asbrass, Associação Brasileira de Self Storage. O aumento das empresas concentrou-se, no entanto, de poucos anos pra cá, gerando um crescimento de 300% (De 2013-2017). 

O que é um Self Storage e como esse negócio funciona?

O Self Storage pode ser enquadrado dentro do ramo imobiliário, afinal, é um sistema de locação de espaço, conhecido bastante também por guarda móveis. O termo em inglês pode ser traduzido como “Auto armazenamento”. Com isso, pode-se entender melhor o conceito por trás do negócio, que seria o de Do it Yourself (DIY) ou “faça você mesmo”. Ou seja, o locatário tem toda autonomia e liberdade dentro do espaço. Ele chega, coloca sua senha, entra, vai até seu box, coloca ou retira suas coisas e vai embora. Além disso, o transporte dos bens e o armazenamento em si é de total responsabilidade do cliente. Somente ele terá acesso ao seu espaço, que fica trancado por seu próprio cadeado. 

Já a empresa de Self Storage é responsável por toda a segurança do local, oferecendo bons sistemas de vigilância com câmeras e alarmes, e também por manter o ambiente detetizado e em ótimas condições de limpeza. Mas o que diferencia de fato esse negócio é a flexibilidade, tanto na locação, quanto na oferta de  diferentes tamanhos. O contrato é feito de forma personalizada de acordo com a necessidade de armazenamento de cada cliente, podendo ser um contrato mensal ou por períodos maiores ou menores. Não há necessidade de fiador e o cancelamento pode ser feito a qualquer momento, sem multas. Com relação aos tamanhos, o negócio de guarda móveis também permite certa personalização, conforme for a demanda de espaço do cliente. As empresas costumam oferecer uma grande variedade para armazenamento em box, indo de 1m² até 100m², por exemplo. 

Bsbox-self-storage-brasilia-df

Espaço da Bsbox Self Storage

Surgimento do guarda móveis moderno

O negócio surgiu como uma solução para pessoas (físicas e jurídicas) que enfrentam problemas com falta de espaço dentro de casa ou na empresa. E com os imóveis cada dia menores e mais caros, muitos não conseguem ter sua necessidade atendida por um valor acessível. Nesses casos, o Self Storage tem se tornado uma excelente opção para quem necessita de armazenamento. Atualmente, o Brasil já conta com mais de 200 empresas. Em Brasília-DF, o segmento é mais recente, mas já temos cerca de 15 unidades. O termo em inglês ainda não é muito conhecido, o que faz as pessoas a se referirem ao negócio como guarda bens, guarda móveis, guarda volumes ou até mesmo depósito

bsbox

Author bsbox

More posts by bsbox
Open chat
1
Precisa de ajuda? Mande um WhatsApp!
Fale com nossa equipe e receba agora uma cotação. :)