Precisa de estratégias para sobreviver à crise do Covid-19? Confira nosso e-book gratuito!
A pandemia do Covid-19 tem trazido um cenário incerto e desafiador para muitas empresas. Com o intuito de ajudar os empreendedores, a Bsbox criou um e-Book gratuito para compartilhar algumas dicas. O conteúdo conta com 13 tópicos de como sobreviver à crise do Covid-19. (link disponível para download ao final do post). Confira abaixo os cinco primeiros:
1.Faça um novo Planejamento Estratégico
Se em situações normais o planejamento estratégico já é importante para as empresas, agora ele torna-se imprescindível. O ato de planejar nos ajuda a organizar as ações que devem ser tomadas, bem como antecipar fatos e definir um norte para o negócio. No planejamento estratégico, trabalha-se com três cenários diferentes: o otimista, o pessimista e o provável. O importante é desenvolver soluções para problemas que ainda não existem e preparar a empresa para enfrentar qualquer situação negativa. Lembre-se: é preciso sempre estar à frente.
2. Reavalie o seu Fluxo de Caixa
Para não comprometer a saúde financeira do negócio, é preciso ter atenção redobrada ao Fluxo de Caixa. Com a projeção das receitas e despesas futuras você saberá quanto vai precisar de capital de giro, ou seja, quanto de dinheiro será necessário para sobreviver os próximos meses. Com as receitas abaixo do normal, é interessante levantar todos os recebíveis da empresa, seja cartão de crédito, contratos ou outras formas de pagamento e fazer uma análise cuidadosa sobre a viabilidade de antecipar esses valores. Tente garantir um caixa mínimo para não correr o risco de entrar no vermelho.
3. Humanize mais o relacionamento com seus clientes
Eis a oportunidade para se conectar de uma forma mais humanizada com seus clientes. O seu contato com eles não precisa – e nem deve – ser unicamente com a intenção de venda. Se preocupe genuinamente com quem compra de você. Eles também estão passando por essa crise. Tenha empatia. Dê atenção, seja útil, produza e compartilhe conteúdos interessantes. Tenho certeza que a sua empresa será lembrada de uma forma bem mais positiva do que aquela que só manda promoções.
4. Renegocie com seus fornecedores
Não temos como fugir do corte de algumas despesas fixas, por isso a primeira coisa é rever todos os contratos de prestação de serviço e analisar quantos são passíveis de cancelamento. Além disso, é preciso saber negociar. Seja incisivo com os fornecedores para conseguir aumento de prazos ou isenções temporárias de pagamento. O ideal é priorizar os fornecedores que possuem maiores margens, pois geralmente eles conseguem uma flexibilidade melhor na negociação.
5. Use alternativas para recuperar as vendas
Manter e prospectar clientes pode parecer impossível agora, mas, para não zerar o fluxo de receita, é preciso ter, principalmente, flexibilidade, criatividade e adaptabilidade. Se a sua empresa conseguiu se manter operando, mesmo que de forma bem reduzida, busque oferecer condições diferenciadas de pagamentos, como parcelamentos, ou descontos. Tente também se diferenciar agregando serviços ou consultorias online sem custo. Use a tecnologia a seu favor e adapte-se a nova realidade.
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