Conhecida como Self Storage em outros países, a solução modernizada para guardar móveis tem se tornado cada vez mais popular – e procurada – no Brasil.
Você já deve saber que existe um local onde se pode guardar pertences de forma temporária, certo? Mas talvez ainda não conhece ao certo esse tipo de negócio, e o principal, como ele funciona. Quando as pessoas procuram por esse tipo de solução, diversos termos são utilizados, como guarda-móveis, guarda-volumes, depósito e para os que já estão familiarizados como o termo em inglês, self storage. A forma de se referir ao serviço é diferente, mas o objetivo é o mesmo: guardar alguma coisa.
O self storage pode ser considerado um guarda-móveis moderno, ou seja, uma evolução do negócio. Vamos conhecer as 6 principais diferenças entre as duas soluções?
Guarda-móveis convencional X Self Storage (ou guarda-móveis moderno)
- Guarda-móveis convencional
1.Forma de armazenagem: Compartilhada
2.Como funciona: A empresa recebe os móveis do cliente e aloca os mesmos junto com os pertences de outros clientes.
3.O que se pode guardar: Como o nome já diz, a solução é para guardar móveis, unicamente.
4.Acesso: Depois que o cliente aluga o espaço, só poderá ter acesso aos seus bens no momento de retirada, quando se encerra o contrato.
5.Como é cobrado: Nesse modelo, paga-se um valor fixo de acordo com a quantidade de dias de armazenagem.
6.Forma de locação: O tempo de contrato é definido no ato da contratação. Ou seja, o cliente deve saber ao certo o tempo necessário de uso.
- Self Storage (ou guarda-móveis moderno)
1.Forma de armazenagem: Privativa. Cada cliente tem o seu espaço individual.
2.Como funciona: Nesse modelo, a pessoa pode alugar um box privativo com tamanhos de acordo com sua necessidade (1m2 até 80m2, por exemplo). O espaços são construídos com uma estrutura de telha galvanizada, ideal para não danificar mobiliários. Além disso, o box é um espaço totalmente seguro, fechado e lacrado com o cadeado com cliente. O sistema self Storage é interessante tanto para uso pessoal, quanto empresarial.
3.O que se pode guardar: Tudo que o que cliente precisar, como arquivos, estoque, artigos de Natal, equipamentos, maquinário, instrumentos musicais, mobiliário entre outros.
4.Acesso: É livre. Após a contratação, o cliente pode acessar seu box quando quiser, dentro do horário de funcionamento da empresa.
5.Como é cobrado: O cliente paga por metro quadrado. Cada box tem um valor diferente de acordo com o seu tamanho.
6.Forma de locação: O contrato de locação é mensal. Não há multa rescisória, ou seja, é possível desocupar o espaço a qualquer momento. Outro ponto interessante é facilidade na contratação, conhecida por ser isenta de burocracia. Para alugar um box é preciso apenas um documento e um comprovante de residência, sem a necessidade de fiadores, como em locações convencionais.
Confira a definição de outros termos também associados ao negócio de self storage e guarda-móveis
Guarda volumes – De acordo com o dicionário, o termo significa: Local seguro que se destina ao armazenamento ou depósito de volumes (bagagem, pacotes, encomendas, caixas, objetos etc.); maleiro: deixei a mala no guarda-volumes do aeroporto.
Depósito – De acordo com o dicionário, o termo significa; Lugar onde se guarda; armazém; reservatório.
Ficou alguma dúvida ou quer saber mais sobre as vantagens dessa solução? Entre em contato. Será um prazer te atender.